PUBLICIDADE

Mundo

Tempestade tropical Barry "potencialmente mortífera" ruma para Nova Orleans

12 jul 2019 - 16h41
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades de Nova Orleans instruíram os moradores da cidade a estocarem suprimentos e se prepararem para se abrigar em suas casas nesta sexta-feira, já que a tempestade tropical Barry "potencialmente mortífera" pode chegar às suas margens na condição de primeiro furacão do Atlântico de 2019.

Funcionário coloca sacos de areia em preparação para tempestade Barry em Nova Orleans
12/07/2019
REUTERS/Jonathan Bachman
Funcionário coloca sacos de areia em preparação para tempestade Barry em Nova Orleans 12/07/2019 REUTERS/Jonathan Bachman
Foto: Reuters

Embora a tempestade ainda não comporte ventos típicos de um furacão, a previsão é que provoque chuvas torrenciais de até 64 centímetros em certos locais, o que autoridades disseram criar o risco de inundações ao longo da parte baixa, mas já elevada, do rio Mississippi.

    "A tempestade tropical Barry é uma tempestade perigosa e potencialmente mortífera", alertou Benjamin Schott, meteorologista do Centro Nacional do Clima, em uma coletiva de imprensa.

    "Inundações entre grandes... e recordes serão possíveis."

    Autoridades cancelaram um show dos Rolling Stones na noite de domingo. Os moradores receberam ordem de se retirar de algumas áreas próximas, mas o prefeito de Nova Orleans disse que nenhuma retirada foi ordenada na cidade baixa, que fortaleceu suas defesas contra inundações depois do devastador furacão Katrina em 2005.

    O presidente norte-americano, Donald Trump, declarou estado de emergência na Louisiana. A produção petrolífera da região foi reduzida pela metade, e as empresas energéticas esvaziaram instalações de prospecção em alto-mar.

    A tempestade Barry tinha ventos máximos de 100 quilômetros por hora na manhã desta sexta-feira, e se localizava 160 quilômetros a sudoeste da desembocadura do rio Mississippi.

Ela provavelmente vai se intensificar e se transformar em um furacão, informou o Centro Nacional de Furacões, com ventos de 119 quilômetros, quando chegar à costa central da Louisiana, no sábado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade