PUBLICIDADE

Mundo

Tempestade de poeira e ventos com força de furacão causam mortes e danos nos EUA

13 mai 2022 - 17h50
Compartilhar
Exibir comentários

Ventos com força de furacão atingiram o Meio-Oeste dos Estados Unidos na noite de quinta-feira, com nuvens de poeira em cidades e localidades rurais, causando danos materiais generalizados e matando pelo menos duas pessoas.

Ventos em linha reta de até 169 km/h ocorreram de Kansas a Wisconsin, empurrando areia no horizonte e mergulhando comunidades na escuridão, de acordo com meteorologistas e especialistas em solo.

A nuvem de poeira fazia lembrar imagens do "Dust Bowl" da década de 1930, disseram os agricultores, com ventos derrubando estabelecimentos e virando carros nas estradas.

Uma pessoa foi morta por uma árvore que caiu em Sioux Falls, Dakota do Sul, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia. Uma segunda pessoa teria morrido em Minnesota quando um silo de grãos virou sobre um carro, de acordo com o Minneapolis Star Tribune.

"O dano é extenso, mas poderia ter sido muito pior", disse Todd Heitkamp, meteorologista responsável pelo Serviço Nacional de Meteorologia em Sioux Falls, Dakota do Sul. Os danos mais graves atingiram partes de Nebraska, Dakota do Sul, Iowa e Minnesota, afirmou.

As condições secas nas Grandes Planícies e no Meio-Oeste, combinadas com práticas agrícolas tradicionais, como o preparo do solo, propiciaram a enorme tempestade de poeira, de acordo com Joanna Pope, autoridade de relações públicas do Estado de Nebraska do Serviço de Conservação de Recursos Naturais do Departamento de Agricultura dos EUA.

"A melhor defesa para esse tipo de coisa é instalar plantas de cobertura e práticas de economia de solo, como plantio direto", disse.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade