PUBLICIDADE

Mundo

Tecnologia pode ser usada para evitar fronteira irlandesa, diz ministro britânico

3 fev 2019 - 11h34
Compartilhar
Exibir comentários

É possível utilizar a tecnologia existente para resolver a questão dos acordos pós-Brexit para a fronteira entre o Reino Unido e a Irlanda, afirmou neste domingo o ministro britânico do Interior, Sajid Javid.

Na terça-feira, os parlamentares instruíram o governo a voltar para a UE para encontrar uma alternativa ao chamado "backstop", mecanismo elaborado para garantir que a fronteira entre a Irlanda, Estado membro da UE, e a província britânica da Irlanda do Norte, que durante muito tempo foi um cenário de violência sectária, permaneça livre de postos de controle.

"Isso pode ser feito... você não pode ter fronteiras rígidas na ilha da Irlanda e pode usar a tecnologia existente, é perfeitamente possível. A única coisa que está faltando é um pouco de boa vontade do lado da UE ", disse Javid à BBC TV.

Javid disse que a UE deixou claro que ajudaria a criar mecanismos alternativos para evitar uma fronteira rígida na Irlanda, caso a Grã-Bretanha deixe o bloco sem um acordo.

"Se podem fazer isso em um cenário de 'não acordo', por que não podem fazer em um cenário de negociação?", disse.

"É por isso que acredito que o resultado mais provável ainda é o de um acordo".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade