PUBLICIDADE

Mundo

Taliban liberta 160 civis, mas mantém 20 reféns no Afeganistão

21 ago 2018 - 10h28
Compartilhar
Exibir comentários

O Taliban libertou mais de 160 civis nesta terça-feira um dia depois de sequestrá-los de três ônibus no norte do Afeganistão, mas manteve ao menos 20 soldados e policias como reféns, disse uma autoridade nesta terça-feira.

Fumaça vista em local de ataque em Cabul, no Afeganistão
REUTERS/Mohammad Ismail
Fumaça vista em local de ataque em Cabul, no Afeganistão REUTERS/Mohammad Ismail
Foto: Reuters

Quase 200 passageiros foram capturados por insurgentes do Taliban em Kunduz, província do norte do país, quando viajavam à capital Cabul.

"Mais de 160 civis chegaram em casa sãos e salvos, mas ao menos 20 soldados e policias foram levados pelo Taliban a um local desconhecido", disse Ghulam Rabani Rabani, membro de um conselho provincial de Kunduz.

Dois comandantes do Taliban confirmaram a soltura dos civis. Um disse que os insurgentes não tinham intenção de ferir os civis, que viajavam durante o feriado de Eid al-Adha, mas que manterão os soldados e policias como prisioneiros.

"Queríamos enviar ao governo a mensagem poderosa de que podemos lançar muitos ataques e derrotá-los em todos os níveis", disse um dos comandantes, que não quis ser identificado.

A libertação dos civis foi anunciada não muito tempo depois de vários foguetes explodirem perto da zona diplomática de Cabul no momento em que o presidente afegão, Ashraf Ghani, falava durante uma cerimônia de orações do Eid al-Adha.

O porta-voz do Ministério do Interior, Nusrat Rahimi, disse que alguns dos foguetes caíram perto do palácio presidencial e nos arredores de complexos de embaixadas e edifícios do governo.

Não ficou claro de imediato quem foi responsável pelo ataque, ocorrido dois dias depois de Ghani oferecer um cessar-fogo condicional de três meses ao Taliban.

O grupo rejeitou a oferta, segundo os dois comandantes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade