PUBLICIDADE

Mundo

Taliban ataca distrito no oeste do Afeganistão em ação com dezenas de mortos

5 abr 2019 - 09h09
Compartilhar
Exibir comentários

Centenas de combatentes do Taliban atacaram um distrito da província de Badghis, no oeste do Afeganistão, e tanto forças do governo afegão quanto o grupo insurgente sofreram dezenas de baixas, disseram autoridades provinciais.

Exército afegão em preparação para operação contra insurgentes
28/11/2017
 REUTERS/Parwiz/File Photo
Exército afegão em preparação para operação contra insurgentes 28/11/2017 REUTERS/Parwiz/File Photo
Foto: Reuters

O distrito de Bala Murghab foi cenário de combates recorrentes nos últimos dois meses, e autoridades já haviam alertado que o local poderia cair nas mãos do Taliban se não recebesse reforços.

Os combates se intensificaram no país antes da temporada de primavera de violência costumeira, já que os dois lados querem ter trunfos para as conversas sobre um acordo de paz.

O Taliban matou 36 membros das forças do governo e capturou vários postos de verificação de segurança em ataques que começaram na noite de quarta-feira, disse Waris Sherzad, governador distrital de Bala Murghab, na noite de quinta-feira, acrescentando que os enfrentamentos continuam.

Mais de 30 combatentes talibans também morreram, disse Jamshed Shahabi, porta-voz do governador distrital de Badghis.

O porta-voz do Taliban, Qari Yousuf Ahmadi, disse que o grupo atacou de quatro direções, tomando cinco postos de verificação de segurança.

O Ministério da Defesa afegão disse em uma série de tuítes que suas forças decidiram "recuar taticamente" dos postos de verificação para evitar baixas civis. A pasta disse que pediu vários ataques aéreos contra posições do Taliban.

Ao mesmo tempo, grandes inundações atingiram Badghis na quinta-feira, matando um número desconhecido de pessoas e arrasando casas, plantações e escolas, disse a organização World Vision.

As inundações pegaram os afegãos de surpresa, já que chegaram cerca de uma semana depois de outras inundações e foram desencadeadas por chuvas moderadas, explicou a organização em um comunicado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade