PUBLICIDADE

Mundo

Talibã vai até Noruega para discutir crise no Afeganistão

Reuniões em Oslo acontecerão entre os dias 23 e 25 de janeiro

21 jan 2022 - 12h26
(atualizado às 12h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma delegação do grupo fundamentalista Talibã, que retomou o poder no Afeganistão em agosto passado, estará na próxima semana em Oslo, na Noruega, para discutir sobre a crise humanitária no país e direitos humanos.

Membro do Talibã segurando uma metralhadora
Membro do Talibã segurando uma metralhadora
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Em um comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Noruega explicou que os membros do Talibã vão se reunir entre os dias 23 e 25 de janeiro com autoridades norueguesas e de outras nações aliadas, como França, Alemanha, Itália e Estados Unidos. Além disso, alguns representantes da sociedade civil afegã também participarão do encontro.

"Estamos extremamente preocupados com a grave situação no Afeganistão, onde milhões de pessoas estão enfrentando um grande desastre humanitário. Para poder ajudar a população civil no país, é essencial que tanto a comunidade internacional quanto os afegãos se engajem no diálogo com o Talibã", disse o ministro das Relações Exteriores da Noruega, Anniken Huitfeldt.

O político confirmou que a Noruega será "clara" em algumas questões, principalmente sobre direitos humanos e educação de meninas da nação. Huitfeldt, no entanto, especificou que as reuniões "não constituem uma legitimação ou reconhecimento do Talibã".

"Precisamos falar com as autoridades que realmente governam o país, pois não podemos deixar que a situação política leve a um desastre humanitário ainda maior", explicou o ministro norueguês.

Desde que o Talibã voltou ao poder do país, a ajuda internacional foi congelada e a situação humanitária do Afeganistão ficou ainda pior. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a fome ameaça 23 milhões de pessoas, número que representa 55% da população.

A União Europeia revelou recentemente que começou a restabelecer uma "presença mínima" em Cabul para facilitar a entrega de ajuda humanitária ao Afeganistão. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade