PUBLICIDADE

Talibã diz controlar 90% das fronteiras no Afeganistão

Declaração foi revelada por agências de notícias russas

22 jul 2021 16h04
| atualizado às 21h16
ver comentários
Publicidade

O grupo fundamentalista Talibã afirmou, nesta quinta-feira (22), que está no controle de 90% das fronteiras do Afeganistão, segundo a imprensa russa, citando declarações de um representante dos rebeldes.

Operação de oficias de segurança do Afeganistão
Operação de oficias de segurança do Afeganistão
Foto: EPA / Ansa - Brasil

As alegações, no entanto, não puderam ser verificadas de forma independente. "As fronteiras do Afeganistão com Tajiquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Irã, aproximadamente 90% das fronteiras estão sob nosso controle", disse Zabiulla Mudjakhed à agência estatal Ria Novosti.

O Talibã acelerou as operações militares contra as forças do governo para recuperar terreno, no momento em que as tropas internacionais finalizam a retirada do país, depois de 20 anos de presença.

A grande campanha ofensiva acontece desde o início de maio, quando os Estados Unidos anunciaram a retirada de seus militares de forma definitiva, assim como os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), do território.

Desde então, o grupo tem ampliado seus ataques nas áreas de fronteira - além do Paquistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Irã.

Recentemente, o Talibã já havia informado que controlava 85% do território nacional, mas a declaração foi contestada pelo governo e não pôde ser comprovada.

Ontem (21), Mark Milley, presidente do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, chegou a dizer que os talibãs parecem contar com um "impulso estratégico" em suas amplas ofensivas no Afeganistão, mas a vitória está longe de ser certa.

Ansa - Brasil   
Publicidade
Publicidade