PUBLICIDADE

Mundo

Taiwan agradece Marinha em meio a tensões com China: pressão "indescritível"

19 ago 2022 - 09h19
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, visitou representantes da Marinha da ilha para agradecê-los por seus esforços em meio a dias de jogos de guerra e exercícios militares da China, chamando a pressão que enfrentaram de "indescritível".

A China, que reivindica Taiwan, que é democraticamente governada, como parte de seu território, vem realizando esses exercícios este mês para mostrar sua indignação com a visita a Taipé da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.

Em uma viagem à base naval de Suao, na costa nordeste de Taiwan, na quinta-feira, Tsai disse aos oficiais da Marinha que cumprir sua missão nos confins apertados de um navio deve ter sido difícil.

"Diante do assédio e provocação da China fora das águas territoriais de Taiwan, é ainda mais necessário ficar de olho na dinâmica dos navios inimigos o tempo todo. A pressão é tão grande que é indescritível", disse Tsai, segundo imagens liberadas pelo Ministério da Defesa taiwanês.

Os militares demonstraram coragem firme e inabalável e responderam com calma, protegendo a segurança marítima e mantendo a paz regional, acrescentou ela.

Taiwan é como um navio da Marinha, afirmou Tsai.

"Embora às vezes encontre ventos e ondas imprevisíveis, desde que os camaradas a bordo estejam unidos, eles podem superar todos os desafios à sua frente."

Tsai tem dito repetidamente que Taiwan não escalará o conflito nem fará provocações durante a crise, e o Ministério da Defesa da ilha enfatizou sua resposta "calma" às atividades chinesas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade