PUBLICIDADE

Mundo

Tailândia resgata 2 primeiros jovens de caverna

Operação de socorro pode durar vários dias

8 jul 2018 - 09h30
(atualizado às 09h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Após uma operação de cerca de nove horas, a Tailândia resgatou dois dos 13 integrantes de um time de futebol juvenil que está preso na caverna de Tham Luang há 15 dias. Segundo um policial, ambos estão "muito bem" e foram levados para um hospital.

    Além disso, outros dois jovens estão perto de sair. Os trabalhos de resgate começaram às 10h (horário local) e podem durar alguns dias. O grupo está no complexo de grutas desde 23 de junho e é formado por 12 adolescentes e um treinador de 25 anos.

    A equipe de resgate inclui 13 mergulhadores de elite estrangeiros e cinco tailandeses. Segundo o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osatanakorn, os jovens e o técnico estão "fisicamente prontos" para cumprir o trajeto, cuja maior parte é transitável a pé, mas há necessidade de imersão completa em água e lama em alguns trechos. O nível de água na caverna é o mais baixo dos últimos dias.

    A conclusão do resgate também dependerá do clima, já que novas tempestades podem aumentar o nível da água dentro das grutas. As 13 pessoas foram divididas em quatro grupos: um de quatro e os outros de três. Cada um é acompanhado por dois mergulhadores no trajeto, e o treinador será o último a sair, apesar de ser um dos mais debilitados, por ter dado parte de sua comida para os adolescentes.

    Os meninos e seu técnico receberam ao longo dos últimos dias aulas de natação e mergulho, que os prepararam para a necessidade de uma imersão considerada arriscada até mesmo para profissionais, tanto que um mergulhador voluntário morreu por falta de oxigênio enquanto voltava de Tham Luang.

    As autoridades também consideraram cavar um túnel até a caverna, que fica a 800 metros da superfície, mas a complexidade da obra e o risco de desabamento fizeram essa hipótese ser descartada.

    Outra opção seria esperar o complexo de grutas ficar completamente seco, mas isso poderia levar meses.

    O grupo foi convidado pela Fifa para assistir à final da Copa do Mundo de 2018, que será no próximo dia 15 de junho.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade