PUBLICIDADE

Mundo

Suspeito de matar jornalista búlgara é preso na Alemanha

Severin Nadezhdov Krassimirov, 21 anos, deve ser extraditado

10 out 2018 - 09h38
(atualizado às 09h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Um suspeito de estuprar e assassinar a jornalista búlgara Viktoria Marinova foi preso na madrugada desta quarta-feira (10), a 60 quilômetros de Hamburgo, no norte da Alemanha.

Homenagem a Viktoria Marinova na capital da Bulgária, Sófia
Homenagem a Viktoria Marinova na capital da Bulgária, Sófia
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O indivíduo se chama Severin Nadezhdov Krassimirov, de 21 anos, e tem passagens pela polícia por furto de metais. A prisão foi confirmada pelo primeiro-ministro búlgaro, Boyko Borisov, pelo ministro do Interior Mladen Marinov e pelo procurador-geral Sotir Tsatsarov.

As autoridades também disseram que já encontraram o DNA da vítima nas roupas do suspeito. Krassimirov, que vive em Ruse, cidade palco do crime, deve ser extraditado pela Alemanha, onde sua mãe reside e trabalha.

O crime ocorreu no último sábado (6), em um parque onde Marinova, 30 anos, costumava se exercitar. Seu corpo foi encontrado às margens do rio Danúbio, com sinais de estrangulamento e violência sexual. O suspeito romeno detido na última terça (9) foi liberado após interrogatório.

A jornalista trabalhava na emissora privada "TVN" e denunciou supostas fraudes no repasse de recursos da União Europeia para a Bulgária. Nos últimos 12 meses, três repórteres foram assassinados na UE.

Em outubro de 2017, Daphne Caruana Galizia foi vítima de uma bomba em seu carro em Malta, após publicar denúncias de corrupção no governo do primeiro-ministro Joseph Muscat.

Já em fevereiro passado, Ján Kuciak foi assassinado na Eslováquia com sua namorada, Martina Kusnirova. Ele também apurava irregularidades no repasse de recursos europeus, e o caso levou à renúncia do premier Robert Fico.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade