PUBLICIDADE

Mundo

Suposto motorista do caminhão se passou por vítima após morte de migrantes no Texas

29 jun 2022 - 15h22
Compartilhar
Exibir comentários

O suposto motorista de um caminhão que levava dezenas de imigrantes que morreram no calor sufocante do Texas, nos Estados Unidos, tentou se passar inicialmente por uma das vítimas para escapar das autoridades antes de ser preso, afirmaram autoridades mexicanas e norte-americanas nesta quarta-feira. 

O número de mortos no incidente subiu para 53, depois que morreram no hospital alguns dos imigrantes, que ficaram presos no sufocante furgão do caminhão, que foi deixado em uma área isolada próxima a uma rodovia em San Antonio. 

Mais pessoas --entre elas menores de idade-- continuam hospitalizadas no pior incidente de tráfico humano na história recente dos Estados Unidos, afirmaram autoridades. 

Cerca de metade dos mortos eram mexicanos. Eles morreram após ficarem presos na parte de trás do caminhão enquanto as temperaturas do lado de fora chegavam a 39,4 graus Celsius. Dezenas de famílias mexicanas esperam nesta semana ansiosamente por notícias de parentes desaparecidos que temem estar entre os mortos. 

Autoridades mexicanas de imigração identificaram o motorista do veículo apenas como "Homero N." e publicaram uma foto dele dirigindo o caminhão por um posto de controle de segurança em Laredo, no Texas, às 14h50 no horário local na segunda-feira. 

Autoridades norte-americanas prenderam dois homens mexicanos além do motorista enquanto deixavam uma casa em San Antonio. Na quarta-feira, procuradores norte-americanos indiciaram os dois com acusações relacionadas a porte de armas. 

Um juiz federal em San Antonio ordenou que os suspeitos, --identificados como Juan Francisco D'Luna-Bilbao e Juan Claudio D'Luna-Mendez-- fossem detidos após uma audiência preliminar na sexta-feira. Os dois foram acusados na terça-feira de portarem armas de fogo enquanto residem nos Estados Unidos de maneira ilegal. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade