PUBLICIDADE

Mundo

Super tufão Mangkhut deve chegar sábado às Filipinas

Fenômeno avança pelo Pacífico com ventos de 255 km/h

14 set 2018 - 11h18
(atualizado às 11h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O tufão Mangkhut deve atingir as Filipinas neste sábado (15), com rajadas de vento de 255 km/h. A tempestade tropical, que equivale à categoria 5 dos furacões do Atlântico, pode se tornar a mais forte da história a atingir o país.

Na manhã desta sexta-feira (14), mais de 10 mil pessoas em três regiões distintas foram evacuadas e 22 voos domésticos foram cancelados. Além disso, mais de 4,8 mil passageiros estão bloqueados nos portos em diversas áreas das Filipinas, relatam os jornais locais.

O Mangkhut, chamado de Ompong na região, deve tocar primeiro a ilha de Luzón, a maior do país, onde também está localizada Manila, a capital das Filipinas. As autoridades afirmaram que cerca de 10 milhões de filipinos moram em áreas por ondem o tufão deve passar. Segundo especialistas, os efeitos do Mangkhut podem ser mais devastadores que o super tufão Haiyan, que atingiu o país em 2013, deixando 5 milhões de desalojados e mais de 7 mil mortos.

Ventos fortes e chuvas torrenciais podem causar inundações, deslizamentos de terra, e ondas gigantes na ilha de Luzón, onde estão as principais terras agrícolas do país. O tufão ainda está previsto para atravessar o sul da China e atingir Hong Kong no domingo (16) de manhã.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade