Super tufão Fung-wong atinge as Filipinas e deixa dois mortos
O super tufão Fung-Wong chegou às Filipinas neste domingo, com duas mortes registradas e um milhão de pessoas evacuadas antes de uma das tempestades mais poderosas do país este ano.
A tempestade atravessou o norte da ilha de Luzon, a mais populosa do arquipélago, segundo a agência meteorológica Pagasa, com chuvas torrenciais, ventos sustentados de 185 km/h e rajadas de até 230 km/h.
Esta foi a 21ª tempestade deste ano a atingir as Filipinas, que ainda se recupera do tufão Kalmaegi, que deixou 224 mortos no país e outros cinco no Vietnã.
"Ouvimos no noticiário que o tufão é muito forte, então evacuamos mais cedo", disse Christopher Sanchez, 50 anos, que acampou com sua família em uma quadra de basquete na província de Isabela, em Luzon.
A família transferiu seus pertences para o telhado antes de partir, devido às inundações anteriores. "Estamos com medo. Estamos aqui com nossos netos e nossos filhos", disse ele na arena esportiva pontilhada por barracas, idosos em cadeiras de plástico e crianças perambulando.
Luzon e outra ilha do leste de Visayas sofreram o impacto do ataque inicial da tempestade, com uma pessoa afogada e outra presa sob escombros, segundo as autoridades.
A expectativa é de que a tempestade enfraqueça à medida que se desloca para o interior.