0

'Sonhos' de Fellini com Picasso são tema de mostra na Espanha

Exposição é inspirada em encontros oníricos entre os dois

14 fev 2018
19h55
atualizado às 20h04
  • separator
  • comentários

O Museu Picasso, em Málaga, na Espanha, exibirá uma mostra sobre Federico Fellini, um dos mais importantes cineastas italianos, inspirada no pintor Pablo Picasso.

'Sonhos de Fellini com Picasso' são tema de mostra na Espanha.
'Sonhos de Fellini com Picasso' são tema de mostra na Espanha.
Foto: Divulgação / Ansa - Brasil

A exposição se chama "E Fellini sonhou com Picasso" e conta com uma seleção de desenhos, filmes, fotografias e outros documentos do diretor italiano que abordam temas como sexualidade, exaltação da vida, exuberância e metamorfoses - temas comuns aos dois artistas.

Fellini e Picasso nunca chegaram a se conhecer pessoalmente, mas tiveram "encontros oníricos" através de sonhos do cineasta com o pintor espanhol.

O primeiro aconteceu em 1962, e Fellini registrou-o em seu "Livro dos sonhos", a pedidos de seu psicanalista. Ao longo dos anos, outros três sonhos com o artista espanhol aconteceram e inspiraram toda a obra do cineasta.

Além disso, a exposição exibirá um filme de 22 minutos de Isaki Lacuesta feito com fragmentos de trabalhos de Fellini e distribuirá folhetos do artista Curro González com desenhos que mostram elementos comuns entre os dois artistas.

"E Fellini sonhou com Picasso" ficará em cartaz até 13 de maio. O italiano recebeu em sua carreira três estatuetas do Oscar, a Palma de Ouro e o prêmio Bafta. Entre seus filmes mais conhecidos estão "A Doce Vida", "Oito e meio" e "A Estrada da Vida".

Já Pablo Picasso foi um dos representantes do cubismo na arte. "Guernica" e "As Senhoritas de Avignon" estão entre seus principais quadros.

Ansa - Brasil   

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade