PUBLICIDADE

Mundo

Sonda Insight faz pouso bem-sucedido em Marte

Missão será a primeira a explorar interior do planeta vermelho

26 nov 2018 - 18h39
Compartilhar
Exibir comentários

A sonda Insight, enviada pela Nasa para explorar Marte, aterrissou no planeta vermelho na tarde desta segunda-feira (26), tornando-se o 15º veículo a tocar o solo marciano desde 1971.

"Eu sinto você, Marte, e em breve conhecerei seu coração. Com esse pouso seguro, estou aqui. Estou em casa", diz uma mensagem publicada no perfil da missão no Twitter. As primeiras imagens do planeta devem chegar nesta terça-feira (27).

A viagem até Marte durou quase sete meses, e a Insight iniciou sua descida final nesta segunda, em um delicado processo de aterrissagem acompanhado com apreensão do centro de controle da Nasa. A Insight levou sete minutos da entrada na atmosfera do planeta até a chegada ao solo.

A sonda pousou na chamada "Elysium Planitia", região vulcânica situada no equador de Marte, e será a primeira missão a explorar o interior de um planeta que não seja a Terra. A Insight analisará a atividade sísmica do astro, além de sua rotação e temperatura, e conta com uma ferramenta capaz de perfurar o solo.

A missão conta com a contribuição de diversas tecnologias desenvolvidas na Itália, a começar pela bússola que guiou a viagem, fornecida pelo conglomerado aeroespacial Leonardo. O país da bota também desenvolveu sensores que ajudarão a identificar a posição da Insight na superfície de Marte.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade