PUBLICIDADE

Mundo

Socorristas das Filipinas buscam sobreviventes de deslizamento após tufão

17 set 2018 - 09h48
Compartilhar
Exibir comentários

As esperanças de encontrar sobreviventes nos escombros de um enorme deslizamento de terra nas Filipinas diminuíram nesta segunda-feira, quando agentes de resgate de uma região montanhosa remota lutavam para alcançar dezenas de pessoas que podem estar soterradas dois dias após a passagem de um tufão intenso.

Socorristas buscam pessoas soterradas por deslizamento provocado pelo tufão Mangkhut, nas Filipinas 17/09/2018 REUTERS/Erik De Castro
Socorristas buscam pessoas soterradas por deslizamento provocado pelo tufão Mangkhut, nas Filipinas 17/09/2018 REUTERS/Erik De Castro
Foto: Reuters

Cerca de 300 policiais, bombeiros e voluntários armados principalmente com ferramentas de mão corriam para retirar pedras, lama, destroços e água de esgoto de edifícios desmoronados na tentativa de encontrar sinais de vida depois da retirada de 12 corpos.

O vilarejo de Ucab, na região de Cordillera, foi atingido por um dos 50 deslizamentos de terra resultantes das chuvas fortes provocadas pelo tufão Mangkhut, que se abateu sobre o extremo norte das Filipinas na manhã de sábado e matou ao menos 54 pessoas.

Só três pessoas foram resgatadas em Ucab, e 55 estão desaparecidas, seis delas crianças. Muitos dos adultos estavam em um alojamento abandonado próximo de uma capela e da casa de um pastor e sua família. As edificações foram todas esmagadas pela terra e por pedras.

"Tenho 99 por cento de certeza de que as pessoas ali estão mortas", disse o prefeito Victorio Palangdan. "Continuaremos até retirarmos todas elas".

Os agentes de resgate usavam as próprias mãos para retirar pedaços de telhado, blocos de concreto e tábuas, passando os destroços de mão e mão em uma longa fila até uma pilha localizada a 15 metros de distância.

O tufão afetou cerca de cinco milhões de filipinos, 150 mil dos quais estavam em centros de acolhimento quando a tempestade chegou com ventos de 205 quilômetros por hora e rajadas de até 305 quilômetros por hora.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade