PUBLICIDADE

Mundo

Social-democratas chancelam novo governo alemão liderado por Merkel

4 mar 2018 - 10h22
(atualizado às 12h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Os social-democratas alemães (SPD) votaram decisivamente por uma nova coalizão com os conservadores da chanceler Angela Merkel neste domingo, abrindo o caminho para um novo governo na maior economia da Europa após meses de incerteza política.

Dois terços dos membros votaram "sim" ao acordo, uma margem maior do que muitos esperavam, o que significa que Merkel poderá tomar posse para um quarto mandato já no meio do mês, em uma repetição da grande coalizão que tem governado desde 2013.

Os desafios estão se acumulando para Merkel, que atua há mais de cinco meses desde uma inconclusiva eleição, com a União Europeia à procura de liderança em questões econômicas e de segurança e a França buscando um parceiro para os ambiciosos planos de reforma da UE do presidente Emmanuel Macron.

Macron saudou os acontecimentos como "boas notícias para a Europa".

Uma declaração de seu gabinete acrescentou: "A França e a Alemanha trabalharão juntas em novas iniciativas nas próximas semanas para levar o projeto europeu para frente".

Merkel, no poder desde 2005, felicitou o SPD em mensagem publicada no Twitter de seu partido. "Estou ansiosa para trabalhar com o SPD novamente pelo bem do nosso país", disse ela.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade