PUBLICIDADE

Mundo

Sobrevivente de Auschwitz, Piero Terracina morre na Itália

Italiano tinha 91 anos e foi deportado ao campo com apenas 15

8 dez 2019 - 12h21
(atualizado às 14h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O italiano Piero Terracina, um dos últimos sobreviventes do campo de extermínio nazista de Auschwitz, morreu neste domingo (8) aos 91 anos, em Roma, na Itália.

Sobrevivente de Auschwitz, Piero Terracina morre na Itália
Sobrevivente de Auschwitz, Piero Terracina morre na Itália
Foto: Ansa / Ansa - Brasil

    A confirmação do óbito foi feita por representantes da comunidade judaica na capital italiana. Nascido em Roma, em 12 de novembro de 1928, Terracina foi deportado a Auschwitz com apenas 15 anos, junto com sua família, depois que todos conseguiram escapar de um ataque nazista na "cidade eterna". O italiano teve dois irmãos, Leo e Cesare, e uma irmã, Anna, que nunca retornaram da Alemanha. Da sua família, Terracina foi o único que voltou vivo para a Itália. Em seu país de origem, o empresário dedicou sua vida a dar palestras e testemunhos sobre a época liderada pelo regime de Adolf Hitler. A previsão é de que o funeral de Terracina seja realizado na manhã desta segunda-feira (9), no Pórtico de Octavia, em Roma. O enterro acontecerá em um cemitério da capital. A morte do italiano foi lamentada por diversas autoridades do país. O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, usou sua conta no Twitter para lamentar a perda e ressaltar que "seu testemunho sobre Auschwitz é uma memória coletiva".

    "Uma herança que agora temos que alimentar porque também pode ser transmitida às gerações futuras", escreveu.

    Já o presidente italiano, Sergio Mattarella, prestou solidariedade aos familiares de Terracina e à comunidade judaica. Por fim, a comunidade judaica afirmou que o italiano "representou a coragem de lembrar, superando a dor de sua imensa família e do que foi visto e sofrido no inferno de Auschwitz, para que todos conhecessem o horror dos campos de extermínio nazistas".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade