PUBLICIDADE

Mundo

Sobrevivente de Auschwitz de 97 anos vira estrela no TikTok

Lily Ebert e seu bisneto Dov tem mais de 1,2 milhão de seguidores na rede social

10 ago 2021 - 14h52
(atualizado às 15h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Lily Ebert, uma das últimas sobreviventes do campo de concentração de Auschwitz, se tornou uma estrela do TikTok ao postar vídeos contando sobre tudo que ela passou nas mãos dos nazistas. Aos 97 anos, ela responde as perguntas de seus mais de 1,2 milhão de seguidores com a ajuda do bisneto, Dov Forman.

Ao longo das postagens, a sobrevivente responde sobre detalhes de como era a vida dentro de Auschwitz-Birkenau e sobre curiosidades sobre se ela tinha medo de morrer, como eram feitas as tatuagens com números de identificação, sobre o que eles pensavam quando viam as pessoas não retornando aos locais onde dormiam, entre outros.

Lily foi levada ao campo de concentração aos 14 anos, em uma deportação da Hungria para o campo de Auschwitz. Com ela, estavam a mãe, um irmão e três irmãs. Na chegada, a mãe Nina, o irmão Bela e a irmã Berta foram enviados diretamente para a câmara de gás - ela nunca mais viu os três.

Segundo contaram à mídia alemã, a ideia de criar uma conta na rede social veio por conta da pandemia de covid-19 - doença que Lily contraiu e conseguiu sobreviver. Assim, ela e o bisneto começaram a contar as histórias e o interesse e sucesso foram imediatos, com milhares de perguntas - além de mensagens de apoio e carinho.

O sucesso foi tanto que, no dia 2 de setembro, será lançado o livro "Lily's Promise: How I Survived Auschwitz and Found the Strength to Live" ("A promessa de Lily: Como eu sobrevivi a Auschwitz e encontrei forças para viver", em tradução livre). A obra foi escrita em parceria com o neto e a versão em inglês já está em pré-venda.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade