PUBLICIDADE

Mundo

Sob controle russo, Kherson bloqueia acessos ao resto da Ucrânia

28 mai 2022 - 10h56
(atualizado às 11h56)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo fantoche da província de Kherson, a única conquistada pela Rússia desde o início da invasão, bloqueou todos os acessos ao restante da Ucrânia.

Soldados russos em central elétrica na província de Kherson, sul da Ucrânia
Soldados russos em central elétrica na província de Kherson, sul da Ucrânia
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo o vice-líder da nova administração pró-Moscou da região, Kirill Stremousov, as "fronteiras" foram fechadas por "razões de segurança". "Desaconselhamos quaisquer viagens para a Ucrânia, independentemente das motivações", acrescentou.

O bloqueio envolve as divisas com as províncias de Mykolaiv e Dnipropetrovsk, ambas sob controle ucraniano. No entanto, é possível se deslocar para a Crimeia, península anexada pela Rússia em 2014, e para os territórios da província vizinha de Zaporizhzhia que foram conquistados por Moscou.

A província de Kherson já começou a utilizar o rublo paralelamente à moeda ucraniana, a grívnia, e seu novo governo planeja pedir o ingresso na Federação Russa.

Kherson fica no estuário do rio Dnipro, porta de acesso para a Crimeia, e foi conquistada pela Rússia logo no início da invasão. Devido à sua posição estratégica, pode ser usada como base para uma possível ofensiva contra Odessa, principal cidade portuária da Ucrânia.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade