PUBLICIDADE

Mundo

Sistema de saúde do Iêmen "desmoronou" em meio a disseminação da Covid-19, diz ONU

22 mai 2020 - 10h26
Compartilhar
Exibir comentários

Acredita-se que o novo coronavírus está se espalhando pelo Iêmen, cujo sistema de saúde, "na prática, desmoronou", disse a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira, apelando por um financiamento urgente.

Segurança com máscara de proteção segura arma em Sanaa, no Iêmen
06/05/2020 REUTERS/Khaled Abdullah
Segurança com máscara de proteção segura arma em Sanaa, no Iêmen 06/05/2020 REUTERS/Khaled Abdullah
Foto: Reuters

"Agências humanitárias estão operando no Iêmen com a suposição de que a transmissão comunitária está acontecendo em todo o país", disse Jens Laerke, porta-voz do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha), em um briefing em Genebra.

"Sabemos por muitas delas que o Iêmen está à beira do abismo neste momento. A situação é extremamente alarmante, eles estão dizendo que o sistema de saúde, na prática, desmoronou", disse.

Agentes humanitários relataram ter que recusar pessoas por não terem oxigênio médico ou suprimentos de equipamentos de proteção pessoal suficientes, detalhou Laerke.

Um voo que transportava agentes humanitários internacionais pousou em Áden na quinta-feira, quando o espaço aéreo abriu para rodízios, mas os cidadãos iemenitas vêm fazendo a maior parte do trabalho no local, disse.

Localizado no sul do país, o principal centro de tratamento de coronavírus registrou ao menos 68 mortes em pouco mais de duas semanas, disseram os Médicos Sem Fronteiras (MSF), o grupo que administra a instalação, também na quinta-feira.

A cifra - mais do que o dobro do total anunciado pelas autoridades do Iêmen até agora - leva a crer em "uma catástrofe mais ampla se desenrolando na cidade", disse o MSF.

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447759)) REUTERS ES

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade