PUBLICIDADE

Mundo

Síria ameaça bombardear aeroporto de Tel Aviv

Medida seria retaliação a ataque israelense em Damasco

23 jan 2019 - 09h43
(atualizado às 11h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A Síria ameaçou nesta terça-feira (22) atacar o aeroporto de Tel Aviv, em Israel, em retaliação a uma operação militar contra forças iranianas no país árabe.

Veículo militar israelense leva mísseis antiaéreos para a fronteira com Líbano e Síria, de onde partiu ataque a forças iranianas
Veículo militar israelense leva mísseis antiaéreos para a fronteira com Líbano e Síria, de onde partiu ataque a forças iranianas
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Um dia antes, o Exército israelense lançou um ataque contra a Força Quds, unidade especial do Exército dos Guardiães da Revolução Islâmica, nos arredores de Damasco, deixando mais de 10 mortos e atingindo sistemas de defesa antiaérea. Segundo Israel, o bombardeio foi uma resposta ao lançamento de um foguete contra as Colinas de Golã, região anexada por Israel em 1967.

"Se o Conselho de Segurança não adotar medidas para interromper as repetidas agressões israelenses na Síria, Damasco exercitará seu legítimo direito de autodefesa e responderá atacando o aeroporto de Tel Aviv", disse o embaixador sírio na ONU, Bashar Jaafari.

Israel teme o crescente ativismo militar do Irã na Síria, onde o país persa foi fundamental para as recentes vitórias do regime de Bashar al Assad. Nesta quarta-feira (23), os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Turquia, Tayyip Erdogan, se reúnem em Moscou para discutir a situação do país árabe, também em função da iminente retirada dos Estados Unidos.

Fossa

Cerca de 600 corpos foram encontrados na manhã desta quarta em uma fossa comum em Raqqa, que até 2017 foi a "capital" do grupo Estado Islâmico (EI) na Síria. A cidade é controlada hoje por tropas curdas, apoiadas pela coalizão liderada pelos EUA.

Essa é a 14ª fossa comum descoberta em Raqqa e em seus arredores. Um padre italiano, Paolo Dall'Oglio, desapareceu na cidade em julho de 2013, provavelmente sequestrado pelo EI.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade