PUBLICIDADE

Mundo

Sindicatos mantêm greve na França apesar de concessões

Governo de Macron busca diálogo sobre reforma da Previdência

13 dez 2019 - 13h18
Compartilhar
Exibir comentários

Os sindicatos da França negaram a possibilidade de realizar uma "trégua de Natal" e afirmaram que a greve contra a reforma da Previdência apresentada pelo presidente Emmanuel Macron continuará. "A greve continua e lamentamos porque não havíamos previsto desta maneira. Percebemos que o governo não dá o braço a torcer e isto vai durar algum tempo. Não haverá trégua de Natal, exceto se o governo encontrar a razão", afirmou o secretário-geral do sindicato CGT, Laurent Brun, em declarações à rádio France Info.

Sindicatos mantêm greve na França apesar de concessões
Sindicatos mantêm greve na França apesar de concessões
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    Ontem (12), a cidade de Paris entrou em seu oitavo dia de paralisação nos serviços de transportes e de protestos. Uma grande manifestação foi realizada no porto de Le Havre, na capital francesa, e em Marselha. Além disso, outra mobilização nacional foi convocada para o próximo dia 17 de dezembro. Momentos de tensão também foram registrados em Nantes, onde as autoridades precisaram utilizar gás lacrimogêneo para bloquear um grupo de manifestantes.

    Os atos estão sendo organizados desde que o primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, anunciou a proposta de reforma da Previdência, que tem como objetivo substituir os atuais 42 regimes existentes. Em meio aos protestos, o governo francês chegou a anunciar algumas concessões, mas não foram consideradas suficientes pelos sindicatos que prometeram manter as manifestações até que o projeto seja suspenso. Os sindicatos alegam que a proposta obrigará os franceses a trabalhar por mais tempo para receber uma pensão com valor menor do que o vigente.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade