PUBLICIDADE

Mundo

Silêncio da mídia norte-coreana sobre paradeiro de Kim atiça especulações sobre sua saúde

22 abr 2020 - 09h17
Compartilhar
Exibir comentários

A mídia estatal da Coreia do Norte não fez menção à saúde ou ao paradeiro do líder Kim Jong Un nesta quarta-feira, um dia depois de uma especulação intensa sobre sua saúde ser provocada por reportagens segundo as quais ele está gravemente doente após um procedimento cardiovascular.

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un
11/04/2020 KCNA/via REUTERS
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un 11/04/2020 KCNA/via REUTERS
Foto: Reuters

A mídia norte-coreana adotou uma postura de normalidade, publicando matérias sobre os feitos de Kim e publicando alguns de seus comentários mais antigos, ou sem data, sobre questões como a economia.

Autoridades da Coreia do Sul e da China e fontes a par da inteligência dos Estados Unidos questionaram reportagens das mídias sul-coreana e norte-americana segundo as quais ele está seriamente doente, e a Casa Branca disse que está monitorando a questão atentamente.

O presidente norte-americano, Donald Trump, que realizou cúpulas inéditas com Kim em 2018 e 2019 e tentou persuadi-lo a abdicar de suas armas nucleares, disse que as reportagens não foram confirmadas e não lhes deu muito crédito.

"Vamos ver como ele fica", disse Trump em uma coletiva de imprensa na Casa Branca na terça-feira. "Não sabemos se as reportagens são verdadeiras."

A especulação sobre a saúde de Kim emergiu devido à sua ausência da comemoração do aniversário de seu avô, Kim Il Sung, o fundador da Coreia do Norte, no dia 15 de abril.

Nesta quarta-feira, as principais manchetes da agência de notícias estatal KCNA incluíram notícias sobre equipamentos esportivos, a colheita de amora e uma reunião em Bangladesh para estudar a "juche", a ideologia norte-coreana de autodependência.

O jornal oficial Rodong Sinmun publicou comentários antigos ou sem data atribuídos a Kim em artigos sobre economia, a indústria têxtil, o desenvolvimento das cidades e outros tópicos.

Como de praxe, o nome de Kim estava estampado em todo o jornal, mas não havia matérias sobre seu paradeiro.

Um porta-voz da Casa Azul presidencial sul-coreana disse que seu país não pode confirmar o paradeiro de Kim nem se ele passou por uma cirurgia. A Coreia do Sul não detectou nenhuma atividade incomum no vizinho do norte, disse ele.

O Daily NK, um site especializado de Seul, noticiou na noite de segunda-feira, que Kim, que se acredita ter 36 anos de idade, foi internado no dia 12 de abril horas antes do procedimento cardiovascular.

A versão em inglês da reportagem publicou uma correção na terça-feira dizendo que o texto se baseou em uma única fonte sul-coreana, e não várias, como dito inicialmente. Segundo o site, a saúde de Kim se deteriorou desde agosto devido ao seu tabagismo intenso, à obesidade e à sobrecarga de trabalho e ele está sendo tratado em uma vila na estância do monte Myohyan, ao norte da capital Pyongyang.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade