0

Seul confirma vestígios de radiação de teste da C. do Norte

13 set 2017
13h49
atualizado às 14h29
  • separator
  • comentários

A Coreia do Sul disse nesta quarta-feira que confirmou que vestígios do gás radioativo xenônio foram resultantes de um teste nuclear realizado pela Coreia do Norte no início deste mês, mas que não conseguiu concluir se o teste foi com uma bomba de hidrogênio, como Pyongyang afirma.

Pessoas assistem reportagem sobre teste de bomba de hidrogênio da Coreia do Norte, em estação de trem em Seul, Coreia do Sul 03/09/2017 Han Jong-Chan/Yonhap/via REUTERS
Pessoas assistem reportagem sobre teste de bomba de hidrogênio da Coreia do Norte, em estação de trem em Seul, Coreia do Sul 03/09/2017 Han Jong-Chan/Yonhap/via REUTERS
Foto: Reuters

A Coreia do Norte realizou seu sexto teste nuclear em 3 de setembro, levando o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) a endurecer suas sanções proibindo as exportações lucrativas de têxteis e limitando as importações de combustíveis para o regime recluso.

A Comissão de Proteção e Segurança Nuclear (NSSC, na sigla em inglês) disse que seu detector terrestre de xenônio, instalado na parte nordeste do país, encontrou rastros do isótopo xenônio-133 em nove ocasiões e que seu equipamento móvel, posicionado no litoral leste, detectou vestígios do isótopo quatro vezes.

"Foi difícil descobrir o quão poderoso o teste nuclear foi com a quantidade de xenônio detectada, mas podemos dizer que o xenônio era da Coreia do Norte", disse o comissário-executivo Choi Jongbae em uma coletiva de imprensa em Seul.

A comissão não pôde confirmar que tipo de teste nuclear os norte-coreanos realizaram, acrescentou.

Veja também

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade