PUBLICIDADE

Ásia

Seul confirma vestígios de radiação de teste da C. do Norte

13 set 2017 - 13h49
(atualizado às 14h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Pessoas assistem reportagem sobre teste de bomba de hidrogênio da Coreia do Norte, em estação de trem em Seul, Coreia do Sul 03/09/2017 Han Jong-Chan/Yonhap/via REUTERS
Pessoas assistem reportagem sobre teste de bomba de hidrogênio da Coreia do Norte, em estação de trem em Seul, Coreia do Sul 03/09/2017 Han Jong-Chan/Yonhap/via REUTERS
Foto: Reuters

A Coreia do Sul disse nesta quarta-feira que confirmou que vestígios do gás radioativo xenônio foram resultantes de um teste nuclear realizado pela Coreia do Norte no início deste mês, mas que não conseguiu concluir se o teste foi com uma bomba de hidrogênio, como Pyongyang afirma.

A Coreia do Norte realizou seu sexto teste nuclear em 3 de setembro, levando o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) a endurecer suas sanções proibindo as exportações lucrativas de têxteis e limitando as importações de combustíveis para o regime recluso.

A Comissão de Proteção e Segurança Nuclear (NSSC, na sigla em inglês) disse que seu detector terrestre de xenônio, instalado na parte nordeste do país, encontrou rastros do isótopo xenônio-133 em nove ocasiões e que seu equipamento móvel, posicionado no litoral leste, detectou vestígios do isótopo quatro vezes.

"Foi difícil descobrir o quão poderoso o teste nuclear foi com a quantidade de xenônio detectada, mas podemos dizer que o xenônio era da Coreia do Norte", disse o comissário-executivo Choi Jongbae em uma coletiva de imprensa em Seul.

A comissão não pôde confirmar que tipo de teste nuclear os norte-coreanos realizaram, acrescentou.

Veja também

Seul responde a crescente ameaça militar da Coreia do Norte:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade