PUBLICIDADE

Mundo

Sérvia condena ex-soldados por crimes de guerra na Croácia em 1991

20 jun 2019 - 19h50
Compartilhar
Exibir comentários

Um tribunal especial de crimes de guerra na Sérvia condenou nesta quinta-feira oito ex-soldados do Exército iugoslavo e paramilitares à prisão em sentenças de quatro a oito anos pelas mortes de 28 civis croatas durante a guerra que durou entre 1991 e 1995. 

A decisão da corte diz que foi provado que os réus eram culpados dos assassinatos, e de maltratar e torturar civis em outubro de 1991, quando o Exército Popular Iugoslavo, controlado pelos sérvios, e paramilitares atacaram a vila de Lovas, no leste da Croácia. 

A Sérvia, candidata à membro da UE, e sua inimiga em tempos de guerra Croácia, que já é um país membro do bloco, ainda passam por dificuldades para se acertarem depois do conflito. 

A Sérvia prometeu à União Europeia que continuaria processando criminosos de guerra quando iniciou o processo para se juntar ao bloco. 

Os oito réus agora terão o direito de apelar da decisão e continuarão em liberdade até que não caibam mais recursos no processo. 

Um deles, Zoran Kosijer, disse a jornalistas que era inocente. 

"Havia entre 250 e 300 testemunhas e nenhuma delas me conhecia... não há documentos que digam que eu estava presente na vila de Lovas", disse. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade