PUBLICIDADE

Mundo

Separatistas ganham eleição da Catalunha em repreensão à Espanha e União Europeia

22 dez 2017 - 07h15
(atualizado às 07h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Separatistas da Catalunha parecem prontos para recuperar o poder na rica região espanhola após eleições locais na quinta-feira, aprofundando a crise política do país em uma nítida repreensão ao primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, e a líderes da União Europeia que o apoiaram.

Com quase todos os votos apurados, partidos separatistas conquistaram uma pequena maioria no Parlamento catalão, em um resultado que promete prolongar tensões políticas que têm prejudicado a economia espanhola e desencadeado um êxodo comercial da região.

Rajoy, que convocou as eleições após destituir o governo separatista anterior, esperava que a "maioria silenciosa" da Catalunha superaria os separatistas, mas seu tiro saiu pela culatra.

O resultado inesperado prepara o palco para o retorno ao poder do presidente catalão deposto, Carles Puigdemont, que fez campanha a partir de Bruxelas, onde está vivendo em autoexílio. Procuradores o acusam de insubordinação e ele pode ser preso se voltar para casa.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade