PUBLICIDADE

Mundo

Senadora Kamala Harris desiste de disputa por candidatura democrata à Presidência dos EUA

3 dez 2019 - 16h55
(atualizado às 16h58)
Compartilhar
Exibir comentários

A senadora em primeiro mandato Kamala Harris, da Califórnia, desistiu nesta terça-feira de buscar a indicação democrata para a eleição presidencial dos Estados Unidos no ano que vem, depois de não conseguir conquistar apoio em Estados-chave, mesmo com um início promissor nas pesquisas.

 Senadora democrata Kamala Harris
20/11/2019
REUTERS/Christopher Aluka Berry
Senadora democrata Kamala Harris 20/11/2019 REUTERS/Christopher Aluka Berry
Foto: Reuters

"Fiz um balanço e analisei de todos os ângulos, e nos últimos dias eu cheguei a uma das decisões mais difíceis da minha vida", disse ela em um email a simpatizantes nesta terça, "Minha campanha para presidente simplesmente não tem os recursos financeiros que precisamos para continuar."

Harris fez uma conferência telefônica com sua equipe nesta terça para informá-los de sua decisão, de acordo com fontes que falaram sob condição de anonimato.

A senadora, de 55 anos, se posicionou como uma candidata de união que podia energizar a base jovem, diversa e progressista do partido, ao mesmo tempo que apelava para eleitores moderados.

Mas apesar de chegar a registrar dois dígitos nas pesquisas de opinião após um bom desempenho em um debate em junho, ela caiu nos levantamentos nos últimos meses e também está atrás dos principais candidatos na arrecadação.

A saída da senadora pela Califórnia da disputa é a primeira desistência de um dos principais nomes da corrida democrata.

Harris entrou na disputa como uma das favoritas, mas sofreu para manter apoio, o que críticos atribuem à sua incapacidade de articular posições políticas e aos impactos de sua estratégia de atacar o ex-vice-presidente Joe Biden, um dos rivais na disputa interna democrata.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade