PUBLICIDADE

Mundo

Senado da Argentina aprova lei de combate à "emergência alimentar" conforme crise se aprofunda

18 set 2019 - 20h37
Compartilhar
Exibir comentários

O Senado da Argentina aprovou por unanimidade nesta quarta-feira uma lei que aumentará fundos estatais dedicados ao combate à fome, conforme o país luta contra uma sufocante inflação e o aumento da pobreza. 

Manifestantes se reúne em frente ao Congresso na Argentina. 18/9/2019. REUTERS/Agustin Marcarian
Manifestantes se reúne em frente ao Congresso na Argentina. 18/9/2019. REUTERS/Agustin Marcarian
Foto: Reuters

A medida estabelece uma "emergência alimentar" e aloca um impulso de 50% do orçamento atual para políticas públicas nacionais nutricionais e alimentares, de acordo com o governo. 

A Câmara de Deputados havia votado em esmagadora maioria a favor da medida em 12 de setembro. A lei foi proposta por parlamentares da oposição, incluindo figuras do partido de Alberto Fernández, candidato da oposição peronista e líder nas pesquisas para a eleição presidencial de 27 de outubro. 

"A pobreza não é um problema pequeno. Vivemos uma emergência social e alimentar desde 2002", disse o senador Luis Naidenoff, presidente do bloco do partido governista no Senado. 

O crescimento econômico da Argentina está estagnado desde 2018, enquanto a inflação, de 54,5% para os últimos 12 meses, está superando os salários, levando a um crescimento acentuado na pobreza, segundo dados oficiais. A crise econômica aprofundou ainda mais após o resultado de primária em agosto enfraquecer as chances de reeleição do presidente Mauricio Macri. 

Macri anunciou várias medidas emergenciais na semana após a primária, em esforço para levar alívio a consumidores, incluindo redução de impostos sobre a venda de alguns produtos alimentares básicos, como pão, açúcar e leite, até o fim do ano. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade