PUBLICIDADE

Mundo

Sem receber, controladores de tráfego aéreo processam governo dos EUA em meio a paralisação

11 jan 2019 - 21h12
Compartilhar
Exibir comentários

Um sindicato que representa milhares de controladores de tráfego aéreo dos Estados Unidos processou o governo federal, nesta sexta-feira, alegando que o não pagamento de trabalhadores em meio à paralisação parcial do governo pode colocar a segurança de passageiros em risco.

Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca
11/01/2019 REUTERS/Leah Millis
Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca 11/01/2019 REUTERS/Leah Millis
Foto: Reuters

Em um processo aberto numa corte federal de Washington, a Associação Nacional de Controladores de Tráfego Aéreo diz que exigir que 16 mil controladores trabalhem sem receber viola direitos constitucionais e uma lei federal sobre remuneração.

"A América quer que seus controladores de tráfego aéreo estejam superfocados em aterrissar aviões em segurança e monitorar as pistas da América, não distraídos por questões financeiras e pela ansiedade com a instabilidade financeira", disse o sindicato no processo.

A associação pediu uma ordem judicial para que o governo volte a pagar os controladores de tráfego aéreo enquanto o processo é julgado. A Federal Aviaton Administration (FAA), agência dos EUA responsável pela área de aviação, tem dinheiro suficiente para pagar os operadores, mesmo com a paralisação, afirma o sindicato.

A FAA e o Departamento de Justiça dos EUA, que representa o governo em processos judiciais, não responderam a pedidos de comentário.

Ao menos outros dois processos foram abertos por sindicatos em defesa de servidores federais que não têm recebido salário durante a paralisação, que teve início em 22 de dezembro. Os outros casos foram abertos por sindicatos que representam dezenas de milhares de agentes de imigração e controle de fronteiras, bem como agentes penitenciários e outros trabalhadores.

A paralisação é provocada por um impasse em torno da aprovação de verbas para a construção de um muro na fronteira com o México, uma proposta do presidente Donald Trump.

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447759)) REUTERS ES

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade