PUBLICIDADE

Mundo

Secretário de Estado dos EUA diz ter falado a ministro russo que interferência em eleições é inapropriada

6 mai 2019 - 18h20
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse ter discutido preocupações sobre as próximas eleições norte-americanas com seu equivalente russo Sergei Lavrov na segunda-feira, dizendo que interferências do tipo "não eram apropriadas". 

Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, durante evento em Rovaniemi, na Finlândia
06/05/2019 Mandel Ngan/Pool via REUTERS
Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, durante evento em Rovaniemi, na Finlândia 06/05/2019 Mandel Ngan/Pool via REUTERS
Foto: Mandel Ngan/Pool / via REUTERS

Respondendo a uma pergunta de um repórter, Pompeo disse que a questão foi um dos muitos assuntos discutidos com Lavrov nos bastidores de um encontro do Conselho do Ártico. 

Perguntado sobre o que teria dito a Lavrov, Pompeo disse: "A mesma coisa que disse a ele a cada vez que tivemos a chance de cobrir esse tópico em particular: que isso não é apropriado". 

Um relatório do procurador especial dos Estados Unidos Robert Mueller indicou no mês passado que o governo russo interferiu nas eleições norte-americanas de 2016 de "maneira extensa e sistemática", favorecendo o presidente republicano Donald Trump em relação à democrata Hillary Clinton. 

Trump disse na sexta-feira que havia discutido "a fraude da Rússia" em sua primeira ligação telefônica com o presidente russo, Vladimir Putin, desde o relatório de Mueller, mas que não havia discutido com ele as preocupações sobre a interferência russa nas eleições norte-americanas. 

"Nós não discutimos isso. Verdade, não discutimos", disse Trump quando foi perguntado sobre se havia exigido que Putin não interferisse nas eleições de 2020, quando Trump irá buscar sua reeleição. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade