PUBLICIDADE

Mundo

Secretário de Estado dos EUA demonstra otimismo com bom resultado em negociação entre EUA e China

22 jan 2019 - 15h29
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, demonstrou otimismo nesta terça-feira em relação a um bom resultado nas negociações comerciais com a China e disse que um conflito entre os dois países pode ser evitado.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, durante coletiva de imprensa em Washington, D.C.
14/12/2018
REUTERS/Jim Young
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, durante coletiva de imprensa em Washington, D.C. 14/12/2018 REUTERS/Jim Young
Foto: Reuters

Pompeo, falando por vídeo ao Fórum Econômico Mundial de Davos, referia-se às negociações pensadas para evitar a ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de elevar mais as tarifas sobre 200 bilhões de dólares em importações chinesas até o início de março.

Pompeo começou descrevendo a China como beligerante em relação a seus vizinhos e "adotando o totalitarismo" em casa, mas disse que a disputa pode ser resolvida se Pequim aceitar os princípios do comércio aberto e justo e a proteção da propriedade intelectual.

"Há aqueles que dizem que um conflito de superpoderes entre nossos países é inevitável. Não vemos deste modo", disse ele.

Em referência à próxima rodada de negociações, marcada para 30 e 31 de janeiro em Washington, ele acrescentou: "estou otimista de que receberemos eles bem e que teremos um bom resultado dessas conversas."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade