0

Secretário de Comércio dos EUA diz que conversas entre Xi e Trump focam desequilíbrio comercial

8 nov 2017
10h45
atualizado às 10h54
  • separator
  • 0
  • comentários

As reuniões desta semana em Pequim entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, irão se concentrar nos desequilíbrios comerciais entre os dois países, disse o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, nesta quarta-feira.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e primeira-dama Melania, com o presidente da China, Xi Jinping, em Pequim 08/11/2017 REUTERS/Jonathan Ernst
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e primeira-dama Melania, com o presidente da China, Xi Jinping, em Pequim 08/11/2017 REUTERS/Jonathan Ernst
Foto: Reuters

Ross falou na capital chinesa em uma cerimônia de assinatura de acordos comerciais no valor de cerca de 9 bilhões de dólares durante a visita de Trump.

Trump elevou suas críticas ao enorme superávit comercial da China com os EUA --chamando-o de "embaraçoso" e "horrível" na semana passada-- e acusou Pequim de práticas comerciais injustas, alimentando preocupações de uma maior tensão entre os dois países.

"Abordar o desequilíbrio comercial da China com os EUA tem sido o foco central das discussões colaborativas entre o presidente Trump e o presidente Xi e alcançar um tratamento justo e recíproco para as empresas é um objetivo compartilhado", disse Ross.

Dados nesta quarta-feira mostraram que as exportações da China para os EUA cresceram 8,3 por cento em outubro sobre o ano anterior, enquanto as importações aumentaram 4,3 por cento. Isso levou a um superávit comercial de 26,62 bilhões de dólares com os EUA no mês passado, abaixo do recorde de setembro de 28,08 bilhões de dólares, mas superior às tendências recentes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade