PUBLICIDADE

Mundo

Secom comete gafe e confunde Pompeo com premier húngaro

Secretário de Trump se reuniu com Bolsonaro nesta quarta-feira

2 jan 2019 - 13h14
Compartilhar
Exibir comentários

A Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República cometeu uma gafe ao postar uma imagem em sua conta oficial em língua inglesa no Twitter.

Mike Pompeo com o chanceler brasileiro, Ernesto Araújo
Mike Pompeo com o chanceler brasileiro, Ernesto Araújo
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Na mensagem, a Secom cita o encontro entre o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, com o presidente Jair Bolsonaro em sua cerimônia de posse, no dia 1º de janeiro. "Você sabia que os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil e o principal destino de exportações de produtos brasileiros manufaturados e semimanufaturados?", diz o texto.

A foto, no entanto, mostra o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, e não Pompeo. A Embaixada dos EUA no Brasil reagiu à confusão de forma diplomática. "Muito obrigado por esse grande destaque às relações entre nossos países, mas a foto não é do secretário Pompeo", afirmou, também no Twitter.

O secretário de Estado já se reuniu nesta quarta-feira (2) com Bolsonaro e o ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo e disse que o presidente Donald Trump quer estreitar relações com o Brasil e que a conversa também abordou as "ameaças que emanam da Venezuela".

"Nosso profundo desejo é levar a democracia de volta para o povo venezuelano", garantiu Pompeo, citando também Cuba e Nicarágua. "São lugares onde as pessoas não têm a oportunidade de expressar seus pontos de vista, de falar o que pensam", acrescentou.

Araújo, por sua vez, disse que a nova diplomacia brasileira criará uma relação muito mais "intensa" e "produtiva" com os EUA. "Trocamos ideias sobre nossa visão de mundo, de como trabalhar juntos pelo bem, por uma ordem internacional diferente, que corresponda aos valores dos nossos povos", ressaltou o chanceler.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade