PUBLICIDADE

Mundo

Saúde de Assange melhora na prisão após saída de solitária, diz porta-voz

18 fev 2020 - 12h55
Compartilhar
Exibir comentários

Julian Assange, fundador do WikiLeaks, não está mais na solitária e sua saúde está melhorando, disse seu porta-voz, Kristinn Hrafnsson, aos repórteres nesta terça-feira.

Julian Assange leaves deixa corte de Westminster, em  Londres 13/1/2020  REUTERS/Henry Nicholls
Julian Assange leaves deixa corte de Westminster, em Londres 13/1/2020 REUTERS/Henry Nicholls
Foto: Reuters

Assange, de 48 anos, está na prisão de Belmarsh, em Londres, e luta contra um pedido de extradição dos Estados Unidos, onde é alvo de 18 acusações, entre elas conspirar para invadir computadores do governo e violar uma lei de espionagem. Ele pode passar décadas preso se for condenado.

Seus apoiadores expressaram preocupação com o estado de saúde dele depois que pareceu confuso em uma audiência judicial em outubro, quando teve dificuldade para lembrar de seu nome e sua idade e disse que não conseguia pensar direito.

Assange foi transferido da solitária da ala médica para outra parte da prisão com outros 40 prisioneiros depois que sua equipe legal e presidiários se queixaram de que ele estava sendo tratado injustamente, disse Hrafnsson.

"Eu o vi cerca de 10 dia atrás. Ele melhorou graças à pressão de sua equipe legal, do público em geral e, surpreendentemente, de outros detentos da prisão de Belmarsh para tirá-lo do isolamento", disse Hrafnsson, antes de uma audiência de extradição que começa na semana que vem.

O australiano Assange gerou manchetes globais em 2010, quando o WikiLeaks publicou um vídeo militar confidencial dos EUA que mostrava um ataque de helicópteros Apache em Bagdá em 2007 que matou uma dúzia de pessoas, incluindo dois funcionários da Reuters.

Mais tarde, o WikiLeaks irritou Washington publicando levas de documentos militares e cabos diplomáticos vazados.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade