PUBLICIDADE

Mundo

Santuário de Jerusalém é alvo de ataque, e dois palestinos são mortos na Cisjordânia

12 mar 2019 - 19h14
Compartilhar
Exibir comentários

Palestinos lançaram uma bomba incendiária contra um posto da polícia de Israel localizado em um santuário de Jerusalém reverenciado por judeus e muçulmanos nesta terça-feira, e forças israelenses mataram dois palestinos a tiros na Cisjordânia ocupada, entre eles um que tropas disseram tê-las atacado com uma faca.

Policiais israelenses detém manifestante palestino do lado de fora do complexo que abriga a mesquista de Al-Aqsa
12/03/2019 REUTERS/Ammar Awad
Policiais israelenses detém manifestante palestino do lado de fora do complexo que abriga a mesquista de Al-Aqsa 12/03/2019 REUTERS/Ammar Awad
Foto: Reuters

Na Cidade Velha murada de Jerusalém, a polícia de Israel disse que uma bomba incendiária danificou o posto situado dentro de um complexo sagrado que os muçulmanos chamam de Santuário Nobre e os judeus de Monte do Templo.

Confrontos entre policiais israelenses e palestinos irromperam no complexo, mas não houve relatos de feridos ou danos graves e a polícia disse que dois suspeitos foram presos.

As tensões no complexo sagrado de Jerusalém, parte do setor oriental da cidade capturada por Israel em uma guerra em 1967, aumentaram nas últimas semanas porque os administradores muçulmanos das dependências reabriram uma mesquita interditada por Israel durante um levante palestino em 2003.

O enviado da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Oriente Médio pediu calma.

"Estou acompanhando os acontecimentos na esplanada sagrada de Jerusalém com preocupação. Locais de culto são para se rezar, não para provocações e violência. É preciso mostrar moderação para evitar inflamar uma situação já tensa", disse Nickolay Mladenov no Twitter.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, criticou o que chamou de "escalada israelense grave" no complexo, que abriga a mesquita de Al-Aqsa, o terceiro local mais sagrado do islamismo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade