PUBLICIDADE

Mundo

Sanções não são solução para crise na Venezuela, diz especialista da ONU

11 ago 2017 - 15h09
Compartilhar
Exibir comentários

A imposição de sanções sobre a Venezuela não é a resposta para resolver a crescente crise no país, que já sofre com a escassez de alimentos e medicamentos, disse nesta sexta-feira um investigador de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

"As sanções vão piorar a situação do povo da Venezuela, que já está sofrendo com uma inflação incapacitante e falta de alimentos e medicamentos", disse Idriss Jazairy, relator especial da ONU, sobre os impactos negativos de medidas coercitivas unilaterais sobre os direitos humanos.

"Faço um apelo a todos os países para que evitem a aplicação de sanções a não ser que sejam aprovadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, como determina a Carta da ONU", disse.

Jazairy pediu diálogo entre Estados para encontrar soluções "para os desafios muito reais enfrentados".

Os Estados Unidos impuseram sanções contra oito autoridades venezuelanas na quarta pelo papel que desempenharam na criação de uma Assembleia Nacional Constituinte, mas não chegou a sancionar o importante setor petrolífero do país.

Mais de 125 pessoas morreram desde que a oposição começou uma onda de protestos contra o governo em abril.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade