PUBLICIDADE

Mundo

Salvini é alvo de novo inquérito por sequestro

Ministro já se livrou de processo semelhante recentemente

15 abr 2019 - 10h29
(atualizado às 10h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro do Interior e vice-premier da Itália, Matteo Salvini, é alvo de uma nova investigação por sequestro de pessoa, desta vez por ter bloqueado o desembarque de 47 migrantes na Sicília durante seis dias.

Matteo Salvini fechou os portos da Itália para navios de ONGs que operam no Mediterrâneo
Matteo Salvini fechou os portos da Itália para navios de ONGs que operam no Mediterrâneo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O grupo havia sido resgatado pelo navio da ONG alemã Sea Watch em 19 de janeiro, no Mediterrâneo Central. O navio entrou em águas territoriais italianas em 25 do mesmo mês, mas o desembarque só foi efetuado no dia 31, após seis países da União Europeia terem aceitado receber os deslocados internacionais.

O caso corria no Ministério Público de Catânia, mas foi encaminhado ao Tribunal dos Ministros porque Salvini tem foro privilegiado. A corte terá 90 dias para pedir autorização do Senado para levar o vice-premier a julgamento ou arquivar o inquérito.

O procurador da República em Catânia, Carmelo Zuccaro, crítico da atuação de ONGs no Mediterrâneo, recomendou o arquivamento. "Estou novamente sob investigação, mas reitero que, enquanto for ministro do Interior, os portos italianos ficarão fechados", disse Salvini.

O vice-premier já se livrou recentemente de um processo por sequestro, abuso de poder e prisão ilegal no caso do navio Diciotti, da própria Guarda Costeira italiana e que havia sido bloqueado na costa da Sicília com mais de 150 migrantes a bordo.

Na ocasião, o Senado acabou rejeitando a abertura de processo contra o ministro do Interior, que também ocupa um assento na Câmara Alta.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade