PUBLICIDADE

Mundo

Salvini assina novo decreto contra navio Open Arms

Embarcação de ONG espanhola tem 147 imigrantes a bordo

14 ago 2019 - 19h14
(atualizado às 19h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro do Interior e vice-premier da Itália, Matteo Salvini, assinou uma ordem nesta quarta-feira (14) que proíbe que o navio da ONG Proactiva Open Arms entre em águas italianas e tente desembarcar 147 imigrantes resgatados no Mediterrâneo há 13 dias.

Embarcação de ONG espanhola tem 147 imigrantes a bordo
Embarcação de ONG espanhola tem 147 imigrantes a bordo
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Mais cedo, o Tribunal Administrativo Regional (TAR) do Lazio tinha suspendido um outro decreto que Salvini que impedia a embarcação de se aproximar da Itália. Com o aval da Justiça, o navio começou a navegar em direção ao porto de Lampedusa.

No entanto, Salvini assinou na noite de hoje uma nova ordem, que volta a impedir o acesso.

"Vejam em que país estranho vivemos - um juiz de um tribunal administrativo da região de Lazio quer dar luz verde a um navio estrangeiro cheio de migrantes para desembarcar em Itália. Nas próximas horas, vou assinar novamente um mandado com meu 'não', porque não quero ser cúmplice de traficantes de seres humanos", ameaçou Salvini.

"Continuo e continuarei a negar o desembarque a quem pretende trazer sempre clandestinos à Itália. A Open Arms, navio espanhol de uma ONG espanhola, estava em águas maltesas e não entendo por que um juiz italiano pode permitir o ingresso em nossas águas", disse.

Fontes do governo italiano chegaram a falar nesta noite que a Espanha estaria disponível para receber parte dos 147 imigrantes a bordo da Open Arms.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade