PUBLICIDADE

Mundo

Salman Rushdie deve perder olho após ataque em NY

Agência iraniana de notícias comemorou esfaqueamento

13 ago 2022 - 11h21
(atualizado às 11h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O autor Salman Rushdie, 75 anos, está respirando com ajuda de aparelhos e deve perder um olho após o ataque sofrido nesta sexta-feira (12), informou seu agente Andrew Wylie ao jornal "New York Times" na manhã deste sábado (13).

Salman Rushdie ainda está em estado grave no hospital
Salman Rushdie ainda está em estado grave no hospital
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo o representante, "os nervos de seu braço foram cortados e seu fígado foi esfaqueado e danificado". "As notícias não são boas e, neste momento, ele não está apto a falar", acrescentou após o britânico passar por uma longa cirurgia.

Rushdie foi esfaqueado diversas vezes quando se preparava para dar uma palestra em Chatauqua, no estado de Nova York. O agressor foi identificado como Hadi Matar, 24 anos, um norte-americano de Nova Jersey. A motivação do crime não foi informada, mas a mídia do país afirma que ele era um "simpatizante" do Irã.

O escritor é considerado "inimigo" de Teerã por ter publicado, em 1988, um livro chamado "Versos Satânicos". A obra foi considerada uma "blasfêmia" e desde 1989 há uma "fatwa", uma espécie de decreto do regime que pede a morte de Rushdie sob recompensa milionária e a promessa de não ser processado por matá-lo.

Oficialmente, Teerã não se manifestou sobre o ataque, mas a agência de notícias estatal Fars publicou a notícia e comemorou a ação. "Mesmo que até agora não há nenhuma notícia sobre sua morte, desejamos que isso aconteça e, com a morte desse autor satânico, o coração ferido dos muçulmanos possa ser curado depois de todos esses anos", diz a publicação.

Quem se manifestou de maneira oficial foi a Casa Branca.

"Os Estados Unidos e o mundo assistiram a um ataque horrível contra o escritor Salman Rushdie. Esse ato de violência é assustador. Todos nós da administração Biden-Harris rezamos por sua rápida recuperação. Agradecemos aos bravos cidadãos e socorristas que ajudaram rapidamente Rushdie após o ataque e as forças de ordem por seu trabalho eficaz", diz o comunicado. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade