PUBLICIDADE

Coronavírus

Mike Ryan: Mundo está "lutando pela vida", mas há esperança

Diretor executivo da OMS disse que embora muitos países estejam no olho do furacão, outros mostram que é possível conter a doença

3 mai 2020 - 16h17
(atualizado às 17h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Partes do mundo estão começando a sair da pandemia da covid-19 e retomar cautelosamente algo parecido à vida normal, mas o novo coronavírus representará um risco significativo até que vacinas sejam desenvolvidas, disse o principal especialista em emergências da OMS neste domingo.

Diretor executivo da OMS disse que embora muitos países estejam no olho do furacão, outros mostram que é possível conter a doença
Diretor executivo da OMS disse que embora muitos países estejam no olho do furacão, outros mostram que é possível conter a doença
Foto: Reuters

Mike Ryan, diretor executivo do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde disse que, embora muitos países ainda estejam no olho do furacão, outros estão começando a mostrar que é possível conter a doença em alguma medida.

"Neste sentido, há esperança", disse Ryan à Reuters em uma entrevista online desde Genebra.

"Em nível global, a situação ainda é muito, muito séria, mas o padrão da doença e da trajetória do vírus é muito diferente em diferentes partes do mundo atualmente", ele disse.

"O que estamos aprendendo é que é possível manter esta doença sob controle e é possível começar a retomar uma vida econômica e social normal, com uma nova forma de fazer isso com cuidado e vigilância extremos."

No entanto, alguns países na África e a na América Central e do Sul ainda estão vendo uma "trajetória ascendente dos casos" e embora isso possa não parecer um problema ainda, a disponibilidade dos testes segue sendo um problema, acrescentou Ryan.

Mais de 3,44 milhões de pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus globalmente e 243.015 morreram, de acordo com a contagem da Reuters neste domingo.

Infecções foram reportadas em 210 países e territórios desde que os primeiros casos foram identificados na China em dezembro.

"Estamos no meio da luta pelas nossas vidas – todos nós, ao redor do mundo," disse Ryan. "Haverá um risco grande e significativo até chegarmos em um ponto em que tenhamos uma vacina segura e eficaz, disponível para todos."

Ryan disse que alguns países, incluindo China, Coreia do Sul, Cingapura, Nova Zelândia e outros, alcançaram o que ele descreveu como "um estado estável" em relação à disseminação da covid-19.

Enquanto isso, a Europa e a América do Norte estão começando a emergir de "epidemias muito intensas" da doença e agora tentam encontrar uma saída segura de severas restrições às atividades econômicas e sociais impostas nos últimos meses, disse ele.

Após meses de severo bloqueio, as pessoas na Itália e na Espanha começaram a desfrutar de um pouco mais de liberdade no domingo. Israel abriu algumas escolas, enquanto a Coreia do Sul disse que iria relaxar ainda mais as regras de distanciamento social a partir de 6 de maio, permitindo uma reabertura gradual de negócios.

Ryan disse que isso mostra "não que o vírus possa ser derrotado absolutamente, mas que podemos chegar a um ponto em que temos controle suficiente sobre o vírus para que nossas vidas sociais e econômicas possam recomeçar".

Ele reiterou, no entanto, que qualquer governo que busque relaxar as restrições deve fazê-lo com extrema cautela.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade