PUBLICIDADE

Mundo

Russos e ucranianos trocam acusações sobre autoria de bombardeios próximos à usina nuclear

15 ago 2022 - 16h39
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades ucranianas e nomeadas pela Rússia reportaram bombardeios em local próximo à usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, nesta segunda-feira, com ambos os lados trocando acusações sobre a autoria dos ataques, após a Agência Internacional de Energia Atômica alertar para o perigo de um desastre nuclear caso os conflitos não parem. 

Rússia e Ucrânia se acusam de bombardeios próximos à usina nos últimos dias, em meio a temores de uma catástrofe no complexo, que domina a margem sul de um grande reservatório no Rio Dnipro. 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, avisou os soldados russos que atacam a maior usina energética nuclear da Europa, ou que a utilizam como base para realizar ataques, que eles irão se tornar "um alvo especial". 

A usina fica na cidade de Enerhodar, hoje controlada pelos russos. 

Yevhen Yevtushenko, diretor do governo do distrito de Nikopol, que fica do outro lado do rio a partir de Enerhodar, culpou as forças russas pelos bombardeios à cidade.

Valdimir Rogov, uma autoridade nomeada pelos russos na cidade, disse que nas últimas duas horas, 25 ataques de artilharia pesada feitos por howitzers M777, fabricados nos EUA, atingiram a usina nuclear e áreas residenciais.

A agência de notícias russa Interfax, citando o serviço de imprensa do governo russo de Enerhodar, disse que forças ucranianas abriram fogo, com explosões próximas à usina.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade