PUBLICIDADE

Mundo

Rússia volta a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa

Membros votaram por permitir regresso, o que irritou a Ucrânia

25 jun 2019 - 09h41
(atualizado às 09h59)
Compartilhar
Exibir comentários

A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE) aprovou nesta terça-feira (25) um texto que permite o retorno da Rússia à entidade.

Presidente da Rússia, Vladimir Putin
Presidente da Rússia, Vladimir Putin
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    Após uma sessão que durou longas oito horas, com discussões acaloradas e pedidos de emendas ao texto, 118 parlamentares votaram a favor da Rússia apresentar uma delegação ainda hoje ao organismo, o que permitirá ao país participar da eleição para um novo secretário-geral.

    A APCE é conhecida por sua atuação no âmbito dos direitos humanos, e a Rússia estava suspensa há cinco anos devido à anexação da Crimeia. O retorno da Rússia consequentemente irritou a Ucrânia, que anunciou sua intenção de deixar o organismo. "A decisão da delegação ucraniana: parar sua participação no APCE, exceto para questões relacionadas com a suspensão dos direitos da delegação russa", disse Volodymyr Ariev, o chefe da delegação ucraniana.

    O presidente da Ucrânica, Volodymyr Zelensky, também disse estar "desapontado" com a decisão da APCE, contando que tentou dissuadir a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Emmanuel Macron.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade