PUBLICIDADE

Mundo

Rússia liberta ator preso em protesto de oposição após indignação nas redes sociais

20 set 2019 - 12h19
Compartilhar
Exibir comentários

Um tribunal de Moscou ordenou nesta sexta-feira a libertação de Pavel Ustinov, ator cuja condenação por ferir um policial em um protesto da oposição provocou revolta pública na Rússia.

Pavel Ustinov, ator russo condenado por ferir um policial em um protesto da oposição
16/09/2019
REUTERS/Evgenia Novozhenina
Pavel Ustinov, ator russo condenado por ferir um policial em um protesto da oposição 16/09/2019 REUTERS/Evgenia Novozhenina
Foto: Reuters

Ustinov, de 23 anos, foi condenado na segunda-feira por deslocar o ombro de um policial ao ser preso durante uma manifestação realizada em 3 de agosto em Moscou, uma acusação que ele nega.

Condenado a 3 anos e meio de presão, ele disse que nem participou do protesto, um dos vários realizados para exigir eleições livres na capital russa.   

A corte decidiu nesta sexta-feira que Ustinov deve ser solto sob custódia até que se analise uma apelação de sua sentença, que deve ser apresentada na semana que vem.

Ustinov está entre um punhado de pessoas condenadas a cerca de 3 a 4 anos de prisão por causa de uma série de protestos políticos que eclodiram neste verão depois que candidatos opositores foram impedidos de concorrer em uma eleição local de Moscou.

As manifestações assinalaram o maior movimento de protesto recorrente na cidade em anos.

Críticos do Kremlin acusam os tribunais de aplicarem penas rígidas para assustar possíveis simpatizantes, o que as autoridades negam.

Em uma demonstração pública de solidariedade incomum vista nesta semana, centenas de russos, incluindo celebridades, professores, padres e técnicos de TI, foram às redes sociais e escreveram cartas abertas pedindo a libertação de Ustinov.

Muitos deles também repudiaram a prisão de outros manifestantes, que classificaram como um erro judiciário flagrante.

A expectativa é que Ustinov saia de uma detenção de Moscou ainda nesta sexta-feira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade