PUBLICIDADE

Mundo

Rússia investiga reportagem sobre presença de forças especiais britânicas na Ucrânia

Reino Unido informou que enviou instrutores militares no início deste ano para orientar as forças locais no uso de armas antitanque

23 abr 2022 - 12h52
(atualizado às 13h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Vladimir Putin em show pelo aniversário da anexação da Crimeia, em 18 de março de 2022
Vladimir Putin em show pelo aniversário da anexação da Crimeia, em 18 de março de 2022
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O principal órgão estatal de investigação da Rússia afirmou neste sábado, 23, que analisa uma reportagem da mídia russa alegando que especialistas em sabotagem das forças especiais britânicas do Serviço Aéreo Especial (SAS, na sigla em inglês) foram enviados para o oeste da Ucrânia.

O Serviço Aéreo Especial é uma força militar de elite treinada para realizar operações especiais, de vigilância e contra-terrorismo. De acordo com a agência de notícias russa RIA Novosti, uma fonte russa do setor de segurança teria dito que cerca de 20 membros do SAS foram enviados para a região de Lviv.

Em comunicado, o Comitê de Investigação da Rússia informou que acompanhará as informações de que os membros do SAS foram enviados "para ajudar os serviços especiais ucranianos na organização de sabotagem no território da Ucrânia". O Ministério da Defesa britânico não respondeu imediatamente a pedidos de comentário sobre a investigação russa.

O Reino Unido informou que enviou instrutores militares para a Ucrânia no início deste ano para orientar as forças locais no uso de armas antitanque, mas o governo britânico disse em 17 de fevereiro - uma semana antes da invasão russa - que havia retirado todas as tropas, exceto as necessárias para proteger seu embaixador.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade