PUBLICIDADE

Mundo

Rússia fecha escritório em Moscou da emissora canadense CBC

18 mai 2022 - 18h26
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia informou nesta quarta-feira que está fechando a sucursal em Moscou da emissora canadense CBC e retirando vistos e credenciamento de jornalistas da emissora pública depois que o governo do Canadá proibiu a emissora de TV estatal russa Russia Today (RT).

"Com pesar, continuamos a observar ataques abertos à mídia russa dos países do chamado Ocidente coletivo que se dizem civilizados", disse Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, a repórteres.

"Foi tomada a decisão de medidas de retaliação, ressalto retaliação, em relação às ações do Canadá: o fechamento do escritório de Moscou da Canadian Broadcasting Corporation, incluindo a anulação dos credenciamentos e vistos de seus jornalistas."

Zakharova disse que o Canadá escolheu o que ela classificou como um caminho "russofóbico", incluindo a censura da mídia. Em março, o Canadá removeu os canais estatais russos RT e RT France, a versão francesa do RT.

Em um comunicado, a CBC e sua unidade de língua francesa Radio Canada disseram que operavam um escritório em Moscou há 44 anos e estavam "profundamente decepcionadas" com a decisão.

"Até onde sabemos, esta é a primeira vez na história da CBC/Radio-Canadá que um governo estrangeiro forçou o fechamento de uma de nossas redações", disse Chuck Thompson, chefe de relações públicas da CBC. "Este parece ser mais um passo da Rússia para sufocar uma imprensa livre e independente dentro de suas fronteiras."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade