PUBLICIDADE

Mundo

Rússia faz demonstração de força perto da Ucrânia com exercícios na Crimeia

22 abr 2021 - 09h59
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia iniciou grandes exercícios militares na Crimeia nesta quinta-feira sob a supervisão pessoal do ministro da Defesa, Sergei Shoigu, parte de uma demonstração de força na fronteira sul da Ucrânia que provocou grande preocupação em Kiev e no Ocidente.

Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, em Moscou
21/04/2021 Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin via REUTERS
Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, em Moscou 21/04/2021 Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin via REUTERS
Foto: Reuters

O Ministério da Defesa disse que Shoigu voou de helicóptero a áreas para onde tropas e equipamento militar foram enviados e verificou a prontidão das forças navais e terrestres.

A agência de notícias Interfax disse que os exercícios envolverão mais de 10 mil soldados e mais de 40 navios de guerra.

Em Moscou, o Kremlin disse que o presidente russo, Vladimir Putin, está ciente de um convite do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, para uma reunião de debate da crise.

"Se o presidente considerá-la necessária, responderá ele mesmo. Não tenho nada a dizer sobre isto agora", disse o porta-voz Dmitry Peskov.

A concentração de forças na Crimeia, que a Rússia tomou da Ucrânia em 2014, é parte de uma mobilização muito maior de tropas russas.

Na segunda-feira, o principal diplomata da União Europeia disse que a Rússia reuniu cerca de 100 mil tropas perto da fronteira.

Mais cedo nesta quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores ucraniano exortou aliados ocidentais a mostrarem que estão preparados para punir Moscou com novas sanções, inclusive expulsar a Rússia do sistema global de pagamentos bancários Swift, para impedir que o Kremlin recorra a mais força militar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade