PUBLICIDADE

Mundo

Rússia e Ucrânia culpam-se mutuamente após fracasso de tentativa de cessar-fogo

10 dez 2021 - 11h25
Compartilhar
Exibir comentários

Ucrânia e Rússia culparam-se mutuamente depois que uma tentativa de acertar um novo cessar-fogo no leste ucraniano fracassou na noite de quinta-feira, enquanto as tensões causadas por um reforço de soldados russos perto de sua fronteira sul persistiram.

A Ucrânia disse que a Rússia rejeitou várias de suas propostas, incluindo trocas de prisioneiros, a reabertura de um posto de verificação e a ampliação de um centro conjunto de comunicações. Soldados ucranianos combatem forças apoiadas pelos russos no leste de seu país desde 2014.

"Infelizmente, todas as iniciativas do lado ucraniano foram rejeitadas pela Federação Russa sob pretextos fabricados", disse um comunicado da delegação da Ucrânia no Grupo de Contato Trilateral (TCG), que inclui a Rússia e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Ainda na noite de quinta-feira, a Rússia disse que a Ucrânia havia apresentado propostas "absolutamente absurdas" e acusou a vizinha de fingir negociar nas conversas.

O governo russo destacou uma proposta de acrescentar Alemanha e França ao Centro Conjunto de Controle e Coordenação, um grupo encarregado de implantar acordos de cessar-fogo.

"Em tais condições, as (autoridades separatistas) de Donetsk e Lugansk e a OSCE consideraram impossível continuar as conversas. Compreendemos esta decisão", disse Boris Gryzlov, o enviado russo ao grupo de contato.

A OSCE não emitiu nenhum comentário de imediato. Tampouco ficou claro de imediato se haverá novas conversas para se tentar recolocar a trégua nos trilhos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade