PUBLICIDADE

Mundo

Rússia diz que "passos desajeitados" dos EUA em relação à Coreia do Norte criam riscos

4 set 2017 - 12h51
(atualizado às 13h27)
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia criticou a reação dos Estados Unidos e de seus aliados ao teste nuclear mais recente e mais poderoso da Coreia do Norte e alertou nesta segunda-feira que qualquer passo em falso poderia ser altamente perigoso.

Vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov, na sede da Organização das Nações Unidas em Genebra 15/08/2013 REUTERS/Fabrice Coffrini
Vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov, na sede da Organização das Nações Unidas em Genebra 15/08/2013 REUTERS/Fabrice Coffrini
Foto: Reuters

"Está claro que, na situação atual, qualquer passo desajeitado poderia levar a uma explosão, uma explosão política, uma explosão militar, e não só a uma explosão de teste nuclear", disse o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov, a repórteres durante a cúpula dos Brics na China.

O teste, que os norte-coreanos dizem ter sido de uma bomba de hidrogênio avançada para um míssil de longo alcance, levou os EUA a prometerem uma resposta militar "maciça" se o país ou seus aliados forem ameaçados.

"Não deveria haver espaço para uma escalada. Aqueles que são mais espertos e mais fortes deveriam mostrar comedimento", disse Ryabkov.

Washington disse que pode reagir à nova ameaça impondo novas sanções a Pyongyang. Os EUA estão debatendo uma ampliação da cooperação militar com a Coreia do Sul, que está recebendo o sistema antimísseis Terminal de Defesa Aérea de Alta Altitude(Thaad, na sigla em inglês) --ao qual Rússia e China se opõem fortemente.

Ryabkov classificou a menção de Washington a sanções de infeliz, e disse que nenhum país tem direito de adotar uma ação unilateral.

Ele argumentou que as sanções impostas anteriormente à Coreia do Norte já chegaram ao limite de seu impacto. Novas punições poderiam prejudicar a economia norte-coreana, mas não minar suas capacidades militares.

Rússia e China são algumas das poucas nações que têm laços econômicos com a Coreia do Norte, e vêm insistindo em pedir paciência para se resolver a crise. Ambas compartilham temores com a instalação do Thaad.

"Se tudo isso se desenvolver com esta velocidade alarmante, inevitavelmente levará a um questionamento sobre nossa reação no sentido militar, sobre a criação de contrapesos", disse Ryabkov, acrescentando que Moscou não considera a Coreia do Norte uma ameaça, ao menos à Rússia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade