PUBLICIDADE

Mundo

Rússia bloqueia condenação da ONU contra lançamento de míssil da Coreia do Norte

6 jul 2017 - 13h45
(atualizado às 15h24)
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia se opôs nessa quinta-feira a uma condenação do Conselho de Segurança da ONU ao mais recente lançamento de míssil da Coreia do Norte porque o comunicado esboçado pelos Estados Unidos se referiu ao foguete como um míssil balístico intercontinental (ICBM), disseram diplomatas.

Vice-embaixador russo na ONU, Vladimir Safronkov. 05/07/2017 REUTERS/Mike Segar
Vice-embaixador russo na ONU, Vladimir Safronkov. 05/07/2017 REUTERS/Mike Segar
Foto: Reuters

Comunicados do Conselho de Segurança precisam ter a concordância de todos os seus 15 membros. Não ficou claro de imediato se os Estados Unidos continuarão a negociar com a Rússia em um esforço de atingir um consenso sobre o comunicado de condenação.

Moscou disse acreditar que Pyongyang lançou um míssil balístico de alcance intermediário na terça-feira, enquanto a China não identificou o foguete lançado. A Coreia do Norte disse ter testado um ICBM e os Estados Unidos disseram que é provavelmente verdade.

"O raciocínio é que com base em nossa avaliação (do Ministério de Defesa), nós não podemos confirmar que o míssil possa ser classificado como um ICBM", disse a missão da Rússia na ONU, em um email para seus colegas do Conselho de Segurança.

"Portanto, nós não estamos em uma posição para concordar com essa classificação em nome de todo o conselho, já que não há consenso nessa questão", afirmou no email.

O Conselho se reuniu na quarta-feira para discutir o lançamento de míssil da Coreia do Norte, que tem estado sob sanções da ONU desde 2006 devido a seus programas nuclear e de mísseis balísticos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade